O que é Lean?

Início > Blogs

Lean - LD Construction

A filosofia Lean busca eliminar os desperdícios em diversos níveis de uma obra. Essa abordagem é usada para lidar com os problemas de forma sistêmica e maximizar o valor para os clientes.

A aplicação do Lean Construction inicia com a busca da estabilidade da produção e um bom planejamento, o qual analisa o tempo de entrega, o ritmo da obra e também a implantação de rotinas e gestões que permitem realizar todo o trabalho dentro do prazo.

A metodologia lean é um conceito discutido e adotado por empresas mundiais há décadas. Sua semente surgiu na Toyota, no fim do século XX, juntando uma série de conceitos que visavam o mesmo objetivo: oferecer a melhor qualidade, pelo menor custo e tempo entre a produção e a entrega ao cliente. 

A filosofia Lean pode ser implementada em obras de todos os tamanhos, trazendo uma série de vantagens aos que o aplicam em suas rotinas.

Benefícios do Lean

Os maiores benefícios do Lean Construction são: menor tempo na entrega da obra; melhoria contínua; otimização dos processos; eliminação dos desperdícios.

Dentro da eliminação de desperdícios, o Lean Construction engloba desde os materiais, esforço, tempo e recursos financeiros. Tornando o processo mais rápido, e com um custo menor, apenas fazendo algumas mudança nas operações de produção, por exemplo.

Essa rapidez, junto com a eliminação dos desperdícios, vai melhorar a produtividade da obra. O tempo, recursos e esforços serão empregados de forma mais estratégica, aumentando assim a quantidade e qualidade do trabalho feito.

Inclusive, a qualidade é um dos focos principais da filosofia Lean. Todos esses “enxugamentos” não devem prejudicar o cliente. Pelo contrário: a entrega deve ser sempre a melhor possível, melhorando os resultados com produtos e serviços mais satisfatórios. 

Com o Lean Construction você pode otimizar todas as etapas da sua obra e finalizá-la até mesmo antes do prazo. Além de um planejamento preciso, você também melhora o ritmo de trabalho das suas equipes, tornando o processo mais simples e aumentando os patamares de produtividade na construção.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.