A importância de uma boa gestão de custo

Início > Blogs

Gestão de custo - LD Consulting

O estudo de viabilidade de custo tem como objetivo estimar o investimento total necessário para a construção de um empreendimento e verificar a sua viabilidade de execução.

A viabilidade financeira compara estes fatores através de análises de exposição de caixa, ao longo do tempo. Já a viabilidade econômica analisa os custos e benefícios do projeto, identificando se o projeto é economicamente viável ou não.

O controle de custos é fundamental para o sucesso econômico e financeiro de um empreendimento. Através de elementos da metodologia Target Costing se aplica um conjunto de ferramentas que proporcionam uma visão antecipada dos possíveis desvios de custo, permitindo uma tomada de decisão proativa em relação ao orçamento da obra.

A colaboração entre os agentes do empreendimento passa a ser mais efetiva, assim como o controle dos custos ao longo da obra. No processo de gestão de controle de custo é realizado: estudos de tecnologias e sistemas construtivos otimizados; modelos de contratos colaborativos; orçamento dinâmico do empreendimento; estrutura dinâmica de orçamento; sistemática de lançamentos de contratos e despesas de obra; controle de saldos de pacotes e serviços (empenhado/ realizado/ saldo); controle e monitoramento efetivo do custo-meta.

Cuidado com o orçamento da sua obra

O orçamento é o cálculo dos custos para a execução de uma obra ou empreendimento. Ele entrega um conjunto de informações com maior nível de detalhes e maior precisão, em comparação ao estudo de viabilidade.

Dependendo da etapa de desenvolvimento dos projetos, o orçamento pode ser: uma estimativa de custo com base em parâmetros, um orçamento preliminar ou um orçamento discriminado (executivo).

Dentro do orçamento existem diferentes ferramentas para controle que ajudarão você aproveitar ao máximo os seus recursos e evitar desperdícios.

Com a LD Consulting você tem uma assessoria completa de todas as etapas da obra, incluindo a gestão de custos. Entre em contato e saiba mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.