Saiba mais sobre o Integrated Project Delivery (IPD)

Início > Blogs

O Integrated Project Delivery (IPD) é uma abordagem de gestão de projeto e obra que integra pessoas

Dentro da engenharia, metodologias e processos inovadores ainda precisam ser explicados e divulgados para atingir o maior número de interessados. No caso do IPD – Integrated Project Delivery, não é diferente. Traduzido para o portugês como Entrega Integrada de Projeto, é uma modalidade para aprimorar o planejamento de construção ao mesmo em que se torna tudo que a envolve em situações mais eficientes.

A LD Consulting, em sua missão de trazer os mais modernos conceitos para a implantação em obras no Brasil e na América do Sul, explica mais sobre o IPD no seu LD Talks 2, além também das informações contidas nesse texto.

O que é IPD?

O IPD, sigla para Integrated Project Delivery ou Entrega Integrada de Projeto, foi criado para fazer a integração entre todos os componentes de um projeto. Ou seja, esta metodologia visa colocar em um só processo pessoas, sistemas e objetivos, além diversas outras informações e dados. O objetivo principal do IPD é otimizar os processos da construção civil por meio da comunicação entre integrantes-chave do projeto.

A origem desta abordagem se dá a partir de uma adaptação do sistema de produção Toyota, criado pela montadora de mesmo nome. Além disso, a metodologia ainda conta com os avanços tecnológicos para tornar os projetos ainda mais eficientes.

Dentro da parte teórica, o principal ponto positivo do IPD é que existe uma sinergia entre os diversos times e o integrantes dentro destes times. Com isso, todos entendem que o sucesso, a rapidez e a eficiência dependem de cada um e de todos.

Na parte prática, o IPD permite o aumento da colaboração entre as fases do projeto, o compartilhamento de informações, o uso da experiência individual, a melhoria na tomada de decisões e também o incentivo do uso de meios tecnológicos mais avançados.

Como funciona na prática?

O IPD é uma metodologia que vai permear toda a obra. Então, desde o princípio, diversos times vão ser ouvidos e trabalhar em sinergia para a conclusão com qualidade, eficiência e custo adequado de cada parte do empreendimento.

Dessa forma, a chance de custos adicionais por falta de diálogo entre times, por exemplo, se reduz muito. Assim como diversos outros fatores que listaremos abaixo:

  • Diminuição de atrasos
  • Redução de retrabalhos
  • Fim do consumo desnecessário de insumos
  • Redução ou extinção da aquisição de materiais de forma emergencial
  • Efeito positivo nos times de um projeto

Assim como diversas outras metodologias, o IPD também conta com etapas para que seu objetivo seja alcançado da forma adequada.

Quais são as etapas?

Desenvolvimento do Conceito


Nesta etapa, os stakeholders analisam as soluções e buscam a melhoria do processo a ser implantado.

Design


Seguindo as orientações da primeira fase, também são estabelecidas novas metas para reduzir desperdício e gerar economias em potencial para todos os participantes.

Implementação


Esta parte começa com uso de tecnologia, modelagens computadorizadas e também pode utilizar de modelagem BIM e CAD.

Construção


A construção só começa após a conclusão dos primeiros passos. Sem atropelar cada etapa, é mais fácil de evitar problemas. Com o bom planejamento, dificilmente veremos atrasos, pedidos de materiais emergenciais ou aumento de custos.

O BIM com a IPD

Utilizar o BIM – Building Information Modeling, sigla para Modelagem de Informação de Construção em tradução literal, com o IPD traz a vantagem de poder enxergar de forma clara e consistente o projeto. Com essa abordagem, todas as informações relevantes são facilmente acessíveis e é diminuído o pedido de alguma que possa ter faltado.

Além disso, um processo integralizado somado a uma visão completa da construção ainda em meio digital, com todas as informações corretas, ajuda a entender melhor o que vai se passar em cada etapa.

Para saber mais sobre as metodologias e avanços tecnológicos dentro da construção civil, conte com a LD Consulting;

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.