A gestão de produção começa antes da obra

Início > Blogs

Gestão da produção - LD Consulting

E para avançar e ganhar eficiência na jornada construtiva, é preciso implantar modelos de produção com maior grau de industrialização e automação. Mas tão importante quanto a adoção de tecnologias, é ainda mais essencial que o setor invista em práticas mais modernas que contemplem toda a dimensão da gestão da produtividade, como otimização da organização do trabalho, produto e processo.

O desenvolvimento de um processo de planejamento estruturado antes do início da fase de construção fornece benefícios substanciais à gestão da produção e aumenta a possibilidade de alcançar as metas estabelecidas.

O Projeto do Sistema de Produção (PSP) traduz a estratégia de produção em um conjunto de decisões, formalizadas através de um conjunto de documentos que podem ser transmitidos às equipes de trabalho. Alguns dos produtos do PSP são: sequência construtiva; estratégia de execução; projeto de processos críticos; Master Plan (Linha de Balanço).

Já o planejamento e Controle da Produção (PCP) consiste em um processo de tomada de decisão estruturado, que ocorre durante a etapa de execução. O PCP, operacionalizado por meio da implementação do Last Planner System, apresenta diversos benefícios:

  • Proteção da produção contra a variabilidade e a incerteza.
  • Aumento da transparência, permitindo rápida identificação de problemas.
  • Eliminação dos problemas relacionados às perdas e à baixa produtividade.
  • Estabelecimento de um canal de comunicação entre diferentes envolvidos no processo.

O PCP deve ser adaptado para a realidade de cada empresa, considerando o contexto em que será utilizado.

Ainda dentro da gestão de produção tem a gestão de processos que   estabelece uma padronização das metodologias e rotinas de trabalho, gerando um fluxo de produção mais estável e eficiente. Como resultado, obtêm-se produtos com maior qualidade. 

O objetivo da Gestão de Processos é reduzir desperdícios, otimizar recursos e aumentar a produtividade na gestão de projetos e obras.

Na LD Consulting você encontra todas as metodologias e técnicas para melhorar a gestão da sua produção. Entre em contato.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.