3 Ferramentas Que Podem Ajudar na Implementação Lean

Início > Blogs

3 Ferramentas Que Podem Ajudar na Implementação Lean

A filosofia Lean busca eliminar os desperdícios em diversos níveis de uma obra. Ela começa com a busca da estabilidade da produção e um bom planejamento, o qual analisa o tempo de entrega, o ritmo da obra, a continuidade e otimização dos recursos, e busca controlar e reduzir a variabilidade dos processos, enquanto se implementa rotinas de gestão que permitem gerar valor aos stakeholders e clientes.

No blog de hoje vamos falar sobre 3 ferramentas que auxiliam na implementação dessa filosofia nas obras:

1. Planejamento Takt

É o cuidado com o ritmo de produção demandado pelo cliente e demanda, ou seja, é uma relação entre tempo e demanda. Para determinar o tempo Takt é importante definir claramente o tamanho dos lotes de produção, determinar o tempo de execução, evidenciando assim o ritmo de produção alinhado às necessidades do cliente final. Para que se cumpra com tais ritmos, outros elementos que contribuam para a estabilidade básica são importantes, principalmente para dimensionar e balancear a quantidade de recursos e mão de obra necessários para atender a tal ritmo definido.

2.  Controle Integrado de Terminalidade e Qualidade

O controle integrado busca reduzir a falta de terminalidade, e dá ênfase na conclusão dos pacotes de trabalho em sua totalidade com qualidade. É buscada a redução dos retrabalhos e das movimentações dentro do canteiro geradas pela necessidade de desmobilização e mobilização da mão de obra e recursos. Consequentemente se tem entregas mais rápidas e ainda a possibilidade de redução de prazo e garantia de qualidade.

Saiba mais sobre o Integrated Project Delivery (IPD), clique aqui!

3. Planejamento Puxado

Busca produzir a quantidade necessária, quando e onde for necessário sempre que o fluxo da demanda exige. Para o sucesso de um sistema puxado é importante ter definido o tempo Takt, trabalhar com pequenos lotes e utilizar sistemas de abastecimento que permitam que não faltem recursos, como por exemplo o uso de Kanban de materiais.

Aqui na LD Consulting você encontra as melhores soluções para gerir a sua obra. Entre em contato agora mesmo, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.